Universidade do Sul da Bahia é aprovada no Senado e segue para sanção de Dilma

Parlamentares baianos comemoram
Ascom

A criação da universidade do Sul da Bahia (Ufesba) foi aprovada em votação no plenário do Senado, na tarde desta quarta-feira (8). A matéria já havia sido aprovada em Comissões da Câmara e do Senado e, após aprovação no plenário da Casa, em regime de urgência, poderá ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

O senador Walter Pinheiro (PT/BA), que foi relator da proposta numa das comissões, comemorou a celeridade da votação no Congresso. “Com a aprovação damos um passo significativo para a implantação de mais uma universidade na Bahia. Queremos, já em 2014, ter os primeiros alunos estudando em uma das três unidades da Ufesba: Itabuna, que será a sede ou nos campus instalados nas cidades de  Teixeira de Freitas e Porto Seguro”, disse Pinheiro.

A matéria só foi votada após pedido de Pinheiro ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB/AL), de inversão da pauta, já que a matéria constava como 15º item da Ordem do Dia. Acompanharam a votação, além de Pinheiro, os senadores Lidice da Mata (PSB-BA) e João Durval (PDT-BA), além do deputado baiano Geraldo Simoes (PT).

Nas próximas semanas, Pinheiro acredita que poderá também colocar em votação no Senado o Projeto de Lei que cria outra universidade no Estado: a
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), onde serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes. “A matéria, já aprovada em comissões da Câmara, teve encerrada hoje a contagem de cinco sessões para recursos de plenário, para aprovação da redação final, e chega ao Senado. Aqui também vai receber um tratamento para a tramitação com urgência e podemos aprovar a criação de mais esta universidade importante para o Estado”, afirmou.